Como a tecnologia pode ajudar você a cuidar da sua saúde mental

Cada vez mais se fala sobre saúde mental e a importância de priorizá-la para ser capaz de lidar melhor com o estresse, melhorar relacionamentos e ser capaz de se concentrar mais, tanto na vida pessoal quanto na carreira. Um estudo já comprovou que o excesso de exercícios físicos também pode ser prejudicial ao bem estar da mente, para a tristeza dos amantes de academia. Já existem até mesmo maneiras de usar o próprio telefone celular para ajudar no condicionamento mental, por meio de aplicativos que ajudam a relaxar e que dão dicas de saúde.
O tabu que o assunto ainda enfrenta hoje talvez seja ainda mais perigoso do que a própria falta de saúde mental, sacrificada em relacionamentos tóxicos e até mesmo em empregos que demandam demais do trabalhador. E isso, dizem pesquisadores, pode impedir que a informação circule entre as pessoas que mais sofrem com o problema, que podem até mesmo chegar a atitudes extremas, como o suicídio. Apesar de exigir um cuidado maior por ser um assunto bastante delicado, falar sobre depressão, ansiedade e suicídio é sim necessário para buscar o tratamento o quanto antes, e o primeiro passo para isso deve ser o fim do tabu.
A seguir, confira cinco ótimos aplicativos que têm como principal objetivo ajudar você a cuidar muito mais da sua saúde mental todos os dias de maneira fácil e simples.
Para momentos de crise: Be Okay
Destinado às pessoas que costumam sofrer com crises de pânico e ansiedade, o aplicativo desenvolvido para iOs conta com uma ferramenta que ajuda o usuário a controlar a própria respiração e respirar profundamente, ajudando-o a superar a crise. Dois outros recursos bastante úteis do app são a possibilidade do usuário inserir fotos que tragam conforto a ele para ajudar durante os momentos de crise e até mesmo fazer chamadas telefônicas para alguém que possa ajudá-lo nesse momento.
Para se conhecer: Cogni
Com uma proposta bem diferente, o objetivo do aplicativo Cogni, disponível tanto para iOs quanto para Android, é anotar quaisquer variações de sentimentos e humor do usuário. Conforme vai aprendendo mais sobre a pessoa, o app faz um registro de comportamento para que o usuário possa conhecer melhor a si mesmo, ou seja, saber do que gosta, do que não gosta, o que o deixa estressado, feliz, triste, preocupado, etc. Assim, ele pode trabalhar melhor suas emoções e evitar situações ruins.
Para relaxar: Zen
Como o próprio nome já sugere, o aplicativo Zen, também disponível para iOs e Android, tem como missão relaxar o usuário para que este evite as crises que podem acontecer durante o dia. Para isso, ele conta com trilhas sonoras e vídeos relaxantes e tranquilos. Também fazem parte de suas funções guias para meditação e até mesmo mantras para usar em momentos difíceis. Outras utilidades são desbloqueadas somente para a versão paga do app, que exige uma mensalidade de 5,99 dólares.